Berinjelas, ame-as ou deixe-as

Berinjelas blog da Cuesta Sabores

Quem me conhece e frequenta minha casa, sabe da minha paixão por berinjelas.

Para quem não sabe, a berinjela é originária da Índia, mas ganhou um lugar de destaque na culinária do Oriente Médio onde há milênios são utilizadas em diversas iguarias.

Embora seja conhecida como um legume, a berinjela é um fruto como o tomate. Aliás, eles são meio parentes, pertencem à mesma família, as solanáceas.

Ter cultura é saber que a berinjela é um fruto, ter sabedoria é não usa-la na salada de frutas.

Devido a minha obsessão por berinjelas, busco saber tudo sobre o assunto e já experimentei quase todas as variedades e formas de preparos possíveis. Desde as clássicas, em forma de pêra, grandes de cor roxa brilhante quanto as exóticas, encontradas hoje no mercado, que vão do roxo ao verde e do branco ao vermelho. Eu já provei todas, as italianas (menores que as variedades clássicas, com algumas manchas claras na pele), a indiana (pequenas e redondas) e a japonesa (muito fina, com a pele brilhante e roxa). Estou ansiosa para provar a tailandesa, que são minúsculas e verdes.

Existem inúmeras interpretações culinárias para berinjelas. As versões fritas dos pratos chineses, na forma de tempura nos pratos japoneses, assadas com molho e parmesão da versão italiana. Minha versão favorita é grelhar as berinjelas em fogo alto ou assa-las em forno bem quente, depois tempera-las com o tempero Arabian da Cuesta Sabores e amassa-las com pasta de gergelim para fazer um “baba ghannouj” ou prepara-las no estilo indiano, temperadas com o tempero Indian e guarnecidas com o Pesto Tomato da Cuesta Sabores, para fazer um verdadeiro “bhartha” indiano. O resultado será um dos maiores prazeres da vida, na minha opinião.

Algumas dicas para preparar berinjelas:

  • Nunca utilize muito azeite ou adicione de uma única vez a quantidade indicada na receita. As berinjelas absorvem bastante e rapidamente todo azeite, tornando o prato “pesado”. Adicione pequenas quantidades de azeite e aos poucos, observando o seu comportamento até que as berinjelas amoleçam.
  • Enquanto estiver cortando as berinjelas, mergulhe imediatamente as peças já cortadas em água e sal para evitar que escureçam antes de cozinhar. Quando estiverem todas cortadas, prontas para o cozimento, escorra a água e seque-as.
  • Combine berinjelas com tomates ou acetato balsâmico, a acidez desses produtos ficam ótimos com essa fruta.
  • Quando for assar berinjelas, asse-as em fogo brando e lentamente, para incorporar o sabor. Prepare receitas simples que ressaltem o seu  maravilhoso sabor.

Se deliciem com esse milenar e magnifico fruto! Aproveitem a vida!

Ozana Herrera