PDFE-mail

Ras el Hanout: sabores e aromas árabes

Loja de Especiarias em Marrakech - MarrocosRas el Hanout é uma mistura quase mística de especiarias do Oriente Médio e Norte da África.


Originário das aldeias Meghribi, no Norte da África, esse famoso tempero que ganhou o mundo, pode conter mais de 30 ingredientes em sua composição.

 

Em árabe, “Ras el Hanout” significa “o top da loja”, ou seja o melhor que o comerciante tem a oferecer.

 

Para os “souks”, os mercadores de especiarias, é um ponto de honra ter a versão mais famosa e mais procurada dessa mistura. Suas receitas são segredos bem vigiados nas lojas de especiarias e sua formulação é considerada uma arte.

has_el_hanout1
Embora seja uma mistura tradicional da culinária árabe, é comum na cozinha muçulmana e sefardita, onde é  feito com a combinação de especiarias que cada cultura prefere. Ícone da culinária marroquina é atribuído a essa atraente combinação de especiarias poderes afrodisíacos.

 

O Ras el Hanout é picante, tem nuances sutis de uma fragrância floral dentro de um sabor robusto e ao mesmo tempo doce. Além dos ingredientestradicionais ele pode conter ingredientes exóticos como pétalas de rosas, açafrão espanhol, pimenta "cubeb", lavanda e muitos outros.

 

Extremamente versátil, acrescenta uma cor dourada e um sabor aromático e atraente em tagines, arroz, cuscuz, aves, carnes e vegetais. Principalmente em legumes assados, como batatas, abobrinha e berinjela. Também é usado como um “rub” em costeletas de cordeiro antes de serem grelhadas na churrasqueira.

 

Um bom Ras el Hanout é um exemplo de como uma grande variedade de especiarias podem ser fundidas para criar um novo ingrediente, melhor e mais intenso do que seus componentes individuais.

 

Essa mistura pode ser encontrada pronta para usar, como o tempero MAROCCAN da Cuesta Sabores ou preparar a sua própria mistura. Essa mistura é complexa e distinta, reúne ingredientes selecionados, que incluem até pétalas de rosas.

 

Inclua mais sabor as suas refeições. Aproveite a vida!

Ozana Herrera